

Em média, os rafeiros duram mais que os cães de raça, os mais pequenos sobrevivem aos maiores e os mais pesados vêem encurtados os seus dias. Os castrados envelhecem precocemente, a tipicidade dalguns é-lhes fatal e as diferentes raças têm doenças próprias. A excessiva homozigose está a colocar os cães em risco, o número de cães domésticos não cessa de aumentar e qualquer um pode ser seu proprietário, para além do conhecimento exigível e das condições inerentes. Genética e ambiente estão a atentar contra a longevidade canina, assim como a ignorância e o desrespeito, porque o especicismo veio para ficar e cada qual é dono do seu nariz!

Desta maneira, tanto o seu enriquecimento cognitivo quanto o seu robustecimento físico, encontram-se dependentes das acções do líder, das regras estabelecidas que se transformam em hábitos enraizados, porque não lhe restando outra opção válida para a sobrevivência, o cão agarra-se desesperado à doutrina do follow me. Debaixo desta condição, tanto podemos provocar o envelhecimento canino como atrasá-lo, porque somos simultaneamente o seu deus e anjo da guarda. Podemos ser outras coisas, mas o uso da razão sempre as desprezará.
O cão na meia-idade perde fulgor e resguarda-se, resiste aos novos desafios e procura a auto satisfação, tenta agradar sem ser incomodado e reclama pelo seu estatuto: torna-se mais sério e menos brincalhão. As possíveis menos valias físicas são acompanhadas por alguma inércia cognitiva e a cumplicidade sofre alterações, porque o acompanhamento tende a substituir a participação. Nesta fase da vida, porque está maduro e a experiência não o engana, é difícil ludibriá-lo, parece que adivinha os nossos pensamentos ou que estabelece connosco uma relação telepática. Se nada fizermos para alterar a situação, o estádio seguinte breve se avizinha: o tempo de lhe dizermos adeus.

A meia-idade define e identifica qualquer linha de criação, porque pode ser acompanhada por várias afecções, doenças ou incapacidades até ali ocultas. Cataratas, diabetes, tumores, obesidade, problemas articulares, cardíacos e respiratórios disso são exemplo. O rol é imenso e encontra-se associado à selecção descuidada e ao particular instalador. Se entendermos a doença como presságio do fim ou causa de morte, o check-up anual torna-se obrigatório, considerando as vantagens da prevenção, do despiste e do tratamento. O cão deve ser visto e acompanhado pelo veterinário, o que geralmente não acontece, porque há medida que o cão envelhece, os donos tornam-se mais descuidados, apresentando-se nos consultórios quando pouco já há a fazer. Por causa disto, da boca dos tontos é comum ouvir-se: “O ladrão levou-me uma nota preta e o cão acabou por bater a bota! Filho da …”
Na meia-idade o cão não mede forças, marca menos território e diminui a sua excursão. O seu habitáculo, outrora rampa de lançamento para as suas investidas, transforma-se no seu refúgio e fortaleza, permanecendo ali por mais tempo, ainda que alerta, substituindo o movimento das pernas pelo uso dos sentidos. Ele já não corre à toa (antes corria atrás da bola, agora leva-a para o pé de si), apenas investe pela certa e quando for caso disso. Alguns dirão que ganhou juízo, nós diremos que a experiência sucede à juventude, substituindo-a num processo irreversível que o peso dos anos não oculta, porque a menor disponibilidade física provoca alterações de comportamento. Em síntese, a meia-idade transporta alterações físicas, psicológicas, cognitivas e sociais que não devem ser ignoradas, mas consideradas, para que o envelhecimento seja saudável e não absoluto.



